As flores são delicadas, bonitas e charmosas, por isso acabam se tornando uma opção interessante de presente em diferentes datas especiais. Por meio de suas espécies e cores elas conseguem expressar significados, incrementando a forma de presentear uma pessoa querida.

Receber flores é algo que agrada a maioria das pessoas. Acertar na escolha, entretanto, requer uma boa dose de paciência durante a compra. O dilema surge quando, por exemplo, a pessoa a ser presenteada tem alergias ou acaba de dar à luz. Nestes casos, não é interessante presentear com flores que espalham pólens pelo ar (como margaridas-do-campo e copos-de-leite), pois darão início a crises e possíveis irritações nos olhos.

Flores com perfumes intensos também podem ser uma ameaça aos alérgicos. Diante disso, lírios brancos, narcisos e cravos devem ficar longe do quadro de opções. Além disso, plantas venenosas – como o bico-de-papagaio, tulipa e azaleia – são perigosas em locais que tenham crianças e animais por perto.

Quem deseja dar flores de presente para uma ocasião romântica pode optar pelas rosas, por exemplo, que simbolizam amor e romantismo. Com pétalas vermelhas elas reforçam a intensidade da paixão, em tons rosa expressam carinho e doçura, já aquelas com pétalas champanhe significam a admiração para com o outro.

As dicas de flores para presentear não param por aí, afinal, o comprador precisa comparar os preços antes da aquisição e dar preferência para as espécies que são cultivadas na estação. Confira a seguir os significados de algumas flores:

Rosa: símbolo do romantismo, muito usada para presentear quem se ama ou admira.

Astromélia: amizade eterna, felicidade na vida.

Azaléia: elegância, felicidade.

Gérbera: inocência de uma criança, pureza, nobreza e quietude.

Cravo: amor puro, também remete a significação de liberdade.

Girassol: representa alegria, paixão e respeito. 

Copo de leite: representa inocência e pureza.

Lírios: paz, saudade, proteção e desafio ao amor.

Orquídea: está relacionada à beleza feminina, perfeição e sabedoria.

Margaridas: pureza, confiança e ingenuidade.

Tulipa: amor perfeito.

Fonte da imagem: www.novaflor.com.br
Fonte: www.delas.ig.com.br