Além de agradável aos olhos, um jardim também pode ser estimulante ao olfato e despertar sensações únicas, capazes de transformar um quintal ou uma simples varanda em um lugar tranquilo e agradável. Para usufruir de fragrâncias frescas e naturais, não é preciso muito esforço, basta escolher a espécie aromática mais adequada às condições do espaço, seja ele uma grande área ajardinada ou um cantinho, e cultivá-la com carinho.

Confira as características de algumas espécies de flores perfeitas para ter um jardim aromático:

Rosa
As roseiras devem ser cultivadas em locais que recebam sol e sejam arejados, principalmente para evitar o surgimento de fungos nas folhas e flores. O aroma é exalado durante todo o dia.

Azaleias
Delicadas e perfumadas, elas adicionam um toque de romantismo no jardim e espalham um perfume delicioso. Os canteiros ficam belíssimos com esta espécie que floresce principalmente no outono.

Lavandas
Há uma grande variedade de plantas de lavanda disponíveis, cujas flores podem ser roxa, branca, rosa ou azul. Existem variedades anãs – “nanas” – que não crescem mais do que 30 cm e são excelentes para fazer bordaduras de canteiros. O aroma da lavanda é considerado um dos mais agradáveis, tornando-a muito apreciada em saquinhos para guardar nas gavetas de roupa.

Jasmim
Considerada a rainha das flores na aromaterapia, o jasmim – que para muitos tem o aroma exótico – é ideal para quem tem um imóvel com uma varanda pequena. Nesse caso aconselha-se um vaso com o jasmim-do-cabo. Essa planta de médio porte desabrocha suas flores brancas na primavera, exalando um perfume irresistível. Mas, se a varanda é espaçosa, pode-se usar também trepadeiras, como o jasmim-dos-poetas, com floração entre o outono e inverno. Outra opção para quem mora em cobertura ou casa é uma linda árvore desta mesma família chamada jasmim-manga, que possui flores nas cores branca, rosa ou vinho.

Madressilva
De perfume inigualável. Suas delicadas florzinhas brancas e amarelas atraem abelhas e beija-flores. Deve ser cultivada em lugares que recebam muito sol, em solo fértil e com boa adubação orgânica. A rega deve ser periódica, pois ela desidrata com facilidade, principalmente quando plantada em vasos. É tolerante ao frio e tem crescimento moderado.

Dama-da-noite
Planta arbustiva com flores tubulares que surgem na primavera e verão, a dama-da-noite é muito conhecida pelo aroma que exala à noite. Por ter perfume muito forte, não deve ser plantada próximo a janelas ou portas da casa. Para atenuar-lhe o forte odor, deve ser plantada à meia-sombra, desta forma sua floração será menos intensa. Suas flores atraem diversas espécies de abelhas, beija-flores e borboletas. Ela precisa ser plantada no chão, e não em vasos. Atenção, todas as partes da planta são tóxicas.

Ervas aromáticas
Se espaço é um limitador para se ter um pouco de aroma natural em casa, tenha vasos com ervas aromáticas. Além de cheirosas, elas podem ser usadas na cozinha: alecrim, manjericão, arruda, coentro e hortelã são algumas delas.

Fonte da imagem: www.ideiasedicas.com
Fontes: www.delas.ig.com.br e www.mundodastribos.com