Os benefícios das áreas verdes para as cidades são amplamente conhecidos. Além de decorar o ambiente, as plantas também são capazes de operar maravilhas dentro de quatro paredes, como casas e escritórios. Estudos mostram que o uso de certas espécies dentro dos ambientes pode, ainda, reduzir os níveis de estresse, aliviar a tensão e até mesmo ajudar a ter uma boa noite de sono. Separamos algumas plantas que podem te ajudar nessas tarefas, confira:

 

# Aloe Vera: A planta é ótima para purificar o ar, pois ajuda na limpeza de poluentes encontrados em produtos químicos de limpeza. Um detalhe curioso é que, quando a quantidade de substâncias nocivas no ar torna-se excessiva, as folhas das plantas apresentam manchas em tom castanho.

 

# Ivy: É a planta número 1 para se ter dentro de casa devido às suas incríveis capacidades de filtragem de ar, sendo a mais eficaz de todas na absorção de produtos químicos. Trata-se de um tipo adaptável, que pode crescer na parede ou ser colocada no chão, e é perfeita para temperaturas moderadas e luz solar média.

 

# Espada-de-São Jorge: Ela é responsável por deixar os ambientes mais bonitos e purificar o ar. É o tipo de planta que pode crescer sem muita luz ou água. Também é eficiente na absorção de dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite (enquanto a maioria das plantas faz este processo durante o dia), portanto, ter uma espada-de-são-jorge no quarto pode ajudá-lo a ter um sono melhor.

 

# Lírio-da-paz: Esta flor, além de uma beleza singular, é ótima para se ter dentro de casa, visto que não exige muita manutenção e que pode reduzir os níveis de uma série de toxinas no ar. Os lírios-da-paz são ideais para locais com sombra e temperaturas mais baixas.

 

# Filodendro: Há vários tipos desta espécie. Os de formato de coração são ideais para áreas internas, pois são fáceis de cuidar e suas videiras são decorativas. Esta planta é particularmente boa para absorver componentes químicos de produtos de limpeza. Se bem cuidada, pode durar por muitos anos. O filodendro prefere água moderada e pouca luz solar.

 

# Bambu: Uma planta atraente e calmante que está entre as plantas top quando se trata de ar limpo. Bem regada e colocada na sombra ou sob a luz solar indireta, os tipos desta espécie vão florescer e intensificar a paz dentro dos ambientes.

# Planta-aranha: Eficaz no combate a poluentes (incluindo benzeno, formaldeído, monóxido de carbono e xileno), elas são decorativas e estão na lista das melhores plantas de purificação de ar.

 

# Jiboia: A “Scindapsus Aures” cresce melhor em temperaturas frias e em baixos níveis de luz solar, sendo capaz de limpar impurezas do ar. É uma planta benéfica para se ter na sua sala de estar ou pendurada, pois as folhas crescem para baixo, em cascata.

 

# Dracena marginata: Também conhecida como dracena-de-madagascar, é benéfica para a remoção de toxinas do ar, tais como xileno, tricloroetileno e formaldeído. Isso sem contar, é claro, que enfeita e dá cor ao ambiente com suas pontas avermelhadas ao redor do verde.

 
Fonte da imagem: www.vatgia.com
Fonte: www.limaonagua.com.br