kit

O jardim de inverno nada mais é que um jardim construído na parte interior da casa, utilizando plantas adequadas e resistentes às condições internas. Eles podem ser adaptados a qualquer cantinho que receba iluminação.
Por trazer um pouco de verde para dentro de casa, o jardim de inverno é uma alternativa atraente para residências que não têm quintal. Além disso, ele funciona como um recurso poderoso de decoração, dando a sensação de aconchego ao ambiente. Não há restrições quanto ao cômodo em que o jardim pode ser construído – salas, quartos, banheiros, varandas e até em cantinhos próximos a escadas, ou embaixo delas. A única atenção ao escolher o local, é que o  ambiente tenha iluminação natural.

Que plantas usar em um jardim de inverno?

Mesmo que o ambiente escolhido para a construção do seu jardim de inverno receba bastante luz natural, é comum que as plantas não recebam a incidência de sol direto. Além disso, elas precisam ser resistentes, de fácil manutenção e não podem ter raízes muito profundas e nem muito volume.

A dica é escolher plantas de meia sombra, aquelas que são comumente utilizadas na decoração de interiores. Confira quais são essas espécies:

plantas

 

5 Dicas para um jardim de inverno deslumbrante

1 – Controle a água

Nos jardins de inverno, a manutenção é um pouco mais tranquila do que nos jardins de sol pleno. Porém, a rega das plantas deve se controlada cuidadosamente e estar de acordo com a necessidade de cada espécie selecionada. Embora as plantas não devam ficar sem água, é importante não exceder a quantidade de água: se a terra ainda estiver molhada, adie a rega para o dia seguinte.

 

2 – Utilize fetilizantes

O uso de fertilizantes vai ajudar a deixar as plantas mais bonitas. Mas, assim como acontece com a rega, é preciso prestar atenção às necessidades de cada espécie para que o fertilizante funcione como o esperado.

 

3 – Remova as folhas secas e mortas

Por maior que seja o cuidado com plantas, inevitavelmente algumas folhas ficarão murchas e secas com o passar do tempo. Para manter o jardim vivo e verdinho, lembre-se sempre de remover as folhas mortas.

 

4 – Capriche na decoração

Além da escolha de plantas, objetos como vasos, pneus, pedras, luzes e até pequenas fontes de água podem fazer toda a diferença no visual do seu jardim.

 

5 – Aposte em decks

Para deixar o ambiente mais aconchegante, você pode apostar no uso de decks montados – tanto em jardins verticais quanto em espaços maiores.

Fonte das imagens: www.mulher.uol.com.br e www.bolsademulher.com.br
Fonte: www.mundodastribos.com