Ele nasceu na China, mas foi no Japão que se consagrou como uma forma de arte. A palavra bonsai significa “árvore na bandeja”. Ao contrário do que muitos pensam, o bonsai não é uma planta específica, e sim a técnica utilizada para transformar árvores convencionais em miniaturas, mantendo suas características naturais de produzir flores e frutos. Na prática, qualquer muda pode ser submetida à técnica, que corta dois terços da raiz para conter o crescimento e ainda precisa ser podada para manter uma forma especial. Para manter seu bonsai saudável, alguns cuidados são essenciais. São eles:

Como regar

Bonsais devem ser regados somente quando a terra do vaso estiver quase seca. É importante colocar água em todo o vaso para garantir que as raízes também sejam beneficiadas. Não coloque nenhum tipo de bandeja que acumule água embaixo do bonsai. De tempos em tempos, nos dias de calor, borrife um pouco de água nos galhos e folhas para melhorar a umidade da planta. Já em temperaturas estão mais baixas, a rega pode ser feita em dias alternados. 

 

Como podar

Em média, você deve podar a copa e os galhos a cada três ou seis meses. Isso ajuda a manter o formato original do bonsai. A poda deve ser feita com uma tesoura específica que deve estar bem afiada. Você pode encontrá-la em lojas especializadas em materiais para jardinagem. A cada três anos, é importante podar também as raízes dos bonsais pequenos. Nos maiores, o intervalo chega a dez anos.

 

A escolha do local correto

O sol da manhã é o ideal para o bonsai. Por isso, coloque-o perto da janela ou varanda que receba os primeiros raios do dia. Evite mudar o bonsai de lugar. O ideal é mudá-lo de dois em dois meses, para que os brotos e as folhas se desenvolvam por igual e planta não cresça de forma desproporcional. Vento excessivo e chuva direta também podem danificar a planta. Escolha um arejado, mas protegido.

 

Pragas

Existem produtos para combater insetos comuns em plantas ornamentais, como pulgões e cochonilhas. Os inseticidas próprios podem ser usados, desde que se obedeça rigorosamente às instruções do fabricante. Para garantir que o bonsai não absorva substâncias nocivas, a indicação é regá-lo duas horas antes da aplicação.

 

Fonte da imagem: www.bing.com 
Fonte: www.revistacasaejardim.globo.com